Uma teoria original para entender por que vivemos num mundo cada vez mais difícil de compreender.
Ulrich Beck foi um dos mais influentes sociólogos de nosso tempo. Falecido em 2015, trabalhando ativamente, deixou em finalização o texto deste que é seu livro mais recente: A metamorfose do mundo. Nele desenvolve uma teoria original para entender por que vivemos num mundo cada vez mais difícil de compreender. Para tanto, introduz a distinção entre mudança e metamorfose ou, mais precisamente, entre mudança na sociedade e metamorfose do mundo.
Mudança implica que algumas coisas mudam, mas outras permanecem iguais – o capitalismo muda, mas alguns aspectos do capitalismo permanecem como sempre foram. Metamorfose acarreta uma transformação muito mais radical, em que as antigas certezas da sociedade moderna desaparecem e algo inteiramente novo surge. O que foi impensável ontem é real e possível hoje. Dessa forma, para Beck, o mundo não está apenas mudando, está se metamorfoseando.
Entre reflexões filosóficas profundamente envolventes e interpretações decisivas, Ulrich Beck apresenta um manifesto brilhante sobre o mundo atual e nos coloca à frente de uma proposta inovadora para as ciências sociais.