Na ânsia de escapar de seu triste destino, uma jovem inocente acaba nas mãos de um duque sedento por vingança. Ambientado no luxo da alta sociedade parisiense, Fantamas do passado é mais um sucesso de Georgette Heyer, a rainha do romance regencial inglês.
Paris, século XVIII. Justin, o duque de Avon, também conhecido como Satanás, é um inglês detestável, libertino, amoral, de má reputação e com sede de vingança.
A jovem Léonie vive na periferia de Paris em meio à miséria, ao vício e à desigualdade. Criada até os doze anos no interior da França, quando chega à cidade é obrigada por seu irmão a viver como menino.
Ao caminhar pelas ruas escuras, o duque se choca com Léonie — que julga ser um rapaz — fugindo do irmão. Sob a escassa luz dos lampiões, Justin percebe uma semelhança surpreendente entre o jovem e alguém que conhece, então resolve transformá-lo em seu pajem como parte de um plano de vingança.
Assim, quando o conde de Saint-Vire, inimigo de Avon, avista o pajem, fica obcecado, pois tem a sensação de que está diante de um fantasma do passado.
Em meio a inúmeras aventuras, como um sequestro e um sarau presenciado por todas as figuras importantes da alta sociedade parisiense, será que um encontro ao acaso e um plano de vingança poderiam ser o início de um verdadeiro amor?
“Você vai se surpreender.” — Nora Roberts, autora best-seller do New York Times
“É impossível ler um dos livros de Georgette Heyer e não se apaixonar loucamente por suas heroínas pouco convencionais, seu senso de humor único ou sua deliciosa escrita.” — Carina Rissi
“Ninguém nunca conseguiu superar o charme e a sagacidade de Georgette Heyer.” — Lisa Kleypas
“Georgette é capaz de fazer o que nós só conseguimos sonhar em fazer.” — Katie Fforde
“As heroínas de Heyer são sempre jovens, belas, corajosas... as tramas sempre românticas e repletas de suspense.” — Publishers Weekly