Uma das disciplinas fundamentais da filosofia, em sua forma clássica, a Metafísica tem como foco principal analisar, entre outras coisas, os fundamentos, as condições, as leis, o sentido e a finalidade dos seres em geral.
Neste estudo imprescindível sobre a investigação da condição humana, Aristóteles firma um tratado composto por 14 livros, nos quais tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, levando-se em conta sua natureza e a existência em relação ao espaço, ao tempo, à causalidade e às possibilidades.
A Metafísica, no conjunto da obra aristotélica, destaca-se tanto pelos seus temas vinculados à filosofia primeira como pela marcante e profunda influência que tem exercido no pensamento ocidental, isso sem mencionar a plêiade de fecundas teses acadêmicas e estudos em geral por ela motivados e suscitados.
Servimo-nos principalmente do texto estabelecido por Immanuel Bekker, mas nos apoiamos também no trabalho de outros aristotelistas, particularmente naquele de W. D. Ross.
Para facilitar e agilizar a consulta da Metafísica, foi adicionada à margem esquerda a consagrada numeração que Bekker fez constar na sua edição de 1831.
Esta edição inclui ainda histórico da obra de Aristóteles, dados biográficos, cronologia e sinopse dos livros da Metafísica.