Seja bem-vindo a Dom Quixote Livraria!

Nanetto Pipetta. Vita e stòria de Nanetto Pipetta

R$54,00
Na edição de 23 de Janeiro de 1924, os leitores do Jornal Correio Riograndense foram apresentados a um estranho personagem: Nanetto Pipetta. O texto explicava que Nanetto havia nascido na Itália e viera para a América em busca da cucagna, uma mistura de sucesso e utopia. De edição em edição até 1925 os leitores criaram imensa simpatia com este imigrante. Ingênuo, esperto, puro, trabalhador, ele personificou todos os que vieram da Itália para o Mundo Novo. É a saga da imigração italiana refletida nestas páginas antológicas, de alguma maneira, certidão de batismo do Talian. É um romance pitoresco que narra às peripécias do herói homônimo, um adolescente que deixa a Itália para vir à América onde enfrenta de uma forma um tanto caótica a natureza e o meio, desaparecendo, ao final.

O autor traça um panorama magistral e fiel do mundo do imigrante italiano nas terras do extremo Sul do Brasil. A rudeza do pioneiro, a rudeza do ambiente, as relações econômicas, o mundo cultural e religioso, as relações familiares, tudo aí está, em uma narração que consegue ser uma fidelidade impressionante, mesmo para quem viveu aquele mundo do qual Nanetto Pipetta é hoje das únicas coisas e sem dúvida a mais importante que dele relataram. Ele foi o livro pelo qual muitos imigrantes de primeira, segunda e até terceira geração aprenderam a ler, ou do qual, pelo menos, ouviram as peripécias nas longas noites de inverno em torno do fogolaro, chapa ou do fogão, e possivelmente, onde a tradição religiosa se mantivera com maior vigor, depois da reza do terço em família.
Descrição
Na edição de 23 de Janeiro de 1924, os leitores do Jornal Correio Riograndense foram apresentados a um estranho personagem: Nanetto Pipetta. O texto explicava que Nanetto havia nascido na Itália e viera para a América em busca da cucagna, uma mistura de sucesso e utopia. De edição em edição até 1925 os leitores criaram imensa simpatia com este imigrante. Ingênuo, esperto, puro, trabalhador, ele personificou todos os que vieram da Itália para o Mundo Novo. É a saga da imigração italiana refletida nestas páginas antológicas, de alguma maneira, certidão de batismo do Talian. É um romance pitoresco que narra às peripécias do herói homônimo, um adolescente que deixa a Itália para vir à América onde enfrenta de uma forma um tanto caótica a natureza e o meio, desaparecendo, ao final. O autor traça um panorama magistral e fiel do mundo do imigrante italiano nas terras do extremo Sul do Brasil. A rudeza do pioneiro, a rudeza do ambiente, as relações econômicas, o mundo cultural e religioso, as relações familiares, tudo aí está, em uma narração que consegue ser uma fidelidade impressionante, mesmo para quem viveu aquele mundo do qual Nanetto Pipetta é hoje das únicas coisas e sem dúvida a mais importante que dele relataram. Ele foi o livro pelo qual muitos imigrantes de primeira, segunda e até terceira geração aprenderam a ler, ou do qual, pelo menos, ouviram as peripécias nas longas noites de inverno em torno do fogolaro, chapa ou do fogão, e possivelmente, onde a tradição religiosa se mantivera com maior vigor, depois da reza do terço em família.
Informação Adicional
Peso em Kg 0.4100
Autor Bernardi, Aquilies
Tradutor Não
Ano de EdiçãoAno de Edição 2009
Editora Est Edições
ISBN 9788575170663
Ano 2009
Edição 10ª edição
Origem Nacional
Formato Livro
Encadernação Brochura
Idioma Português
País Brasil
Páginas 272
Comprimento (cm) Não
Altura (cm) Não
Largura (cm) Não
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: Nanetto Pipetta. Vita e stòria de Nanetto Pipetta

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
0
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.