Seja bem-vindo a Dom Quixote Livraria!

O exílio e o reino

R$69,90

Pertencente a uma família operária, Albert Camus (1913-1960) cresceu na Argélia, onde estudou filosofia. Filho de um francês e de uma descendente de espanhóis, o escritor perdeu o pai na Batalha do Marne, em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial. Marcado pela guerra, pela fome e pela miséria, filiou-se na França ao Partido Comunista (1934-1935) e em 1940 aderiu ao movimento da Resistência contra a ocupação alemã. Ao lado de Jean-Paul Sartre foi um dos principais representantes do existencialismo francês, influenciando de modo decisivo a visão de mundo da geração de intelectuais rebeldes da época do pós-guerra. Suas obras de destaque são O estrangeiro, O mito de Sísifo, A queda, A peste, O homem revoltado, A morte feliz. Em 1957, Camus foi agraciado com o Prêmio Nobel da Literatura.

Descrição
"

Uma coletânea de contos que têm em comum o tema universal da fraternidade humana e suas dificuldades. De um dos mais importantes e representativos autores do século XX e Prêmio Nobel de Literatura.

 

Embora seja o único volume de contos publicado pelo escritor franco-argelino Albert Camus, O exílio e o reino está longe de ocupar um lugar menor dentro da obra do romancista de O estrangeiro A peste. A favor da coletânea seria possível evocar elementos que evidenciam, por exemplo, sua importância histórica: foi lançado em 1957, mesmo ano em que Camus recebeu o Nobel de Literatura; trata-se do último livro de ficção publicado por ele; a derradeira narrativa do volume assume, ao menos, para os brasileiros, um caráter especial, já que tem o Brasil por cenário. Tudo isso lhe dá a indiscutível relevância, mas sua grandeza decorre ainda de outros fatores.

Ao escrevê-lo, Camus não poderia imaginar que estava preparando seu último livro de ficção. Porém, O exílio e o reino constitui, de certo modo, uma síntese exemplar da obra camusiana. Sua temática, expressa desde o título não deixa dúvidas a respeito disso. Nos seis contos da coletânea, o escritor discute a oposição entre os extremos que alimentam a ""consciência da revolta"". De um lado, a solidão do estrangeiro compulsório, aquele que paga com a marginalização completa sua opção pela ""recusa à representação de um papel que a sociedade lhe atribui"", conforme explicava Camus. É o ""exílio"". Na outra ponta, o repouso na história universal ou mesmo na história pessoal, aquele que em última instância poderíamos chamar de felicidade. É o ""reino"".

Não seria justo para com o leitor apontar aqui que modo o embate entre ""exílio"" e ""reino"" se concretiza em cada um dos contos deste volume - por que negar-lhe o prazer inteligente dessa descoberta? Nunca se saberá se Camus continuaria escrevendo outros contos - talvez o gênero jamais se transformasse em uma primeira necessidade para Camus. Ainda assim, ele fez de O exílio e o reino um livro de primeira necessidade para os cultores do gênero e de sua extraordinária obra.

(Texto adaptado da orelha de Rinaldo Gama)

"
Informação Adicional
Peso em Kg 0.1800
Autor Camus, Albert
Tradutor Rumjanek, Valerie
Ano de EdiçãoAno de Edição Não
Editora Record
ISBN 9788501111296
Ano 2018
Edição 11
Origem Não
Formato Não
Encadernação Livro brochura (paperback)
Idioma Não
País BR
Páginas 176
Comprimento (cm) 13
Altura (cm) 21
Largura (cm) 0
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: O exílio e o reino

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
0
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.