O segredo da alegria apresenta a história de vida de Tashi, heroína africana cindida entre a imposição da tradição e a felicidade de descobrir-se sujeito da própria vida.
Aqui, Alice Walker, ganhadora do Prêmio Pulitzer e do American Book Awards por A cor púrpura, presenteia o público, mais uma vez, com o seu dom e coragem de narrar histórias de violência e bravura de maneira fascinante.
Tashi tem sua primeira aparição em A cor púrpura, representando o povo (ficcional) Olinka. A força da personagem foi tão intensa que impeliu a autora a explorar seu universo em outro livro. Aqui, a história de Tashi não é uma continuação do primeiro romance, mas uma novela própria.
Criada nas profundezas da África e posteriormente levada para os Estados Unidos, seu desejo de honrar as tradições faz com que busque a prática da mutilação genital feminina. A escolha corajosa, no entanto, revela o início de um doloroso processo físico e psíquico que irá envolver todos aqueles tocados por sua trajetória – até mesmo o célebre psicanalista Carl G. Jung. Os caminhos tortuosos da mente de Tashi serão responsáveis por levar as personagens e seus leitores e leitoras por uma batalha representativa até o mito de origem da opressão das mulheres.
Em O segredo da alegria Alice Walker dá mais uma prova do poder da ficção em fascinar e revelar a todos nós um pouco do mistério da resistência e da felicidade frente a opressão e a angústia.
“O segredo da alegria […] foca em uma das questões dos mais debatidas e chocantes do feminismo, e coloca este livro entre os trabalhos mais pujantes de Alice Walker.” – The New York Times
“Extraordinário, corajoso e impressionante… A notável compaixão de Alice Walker está presente em cada página.” – Cosmopolitan
“Tão envolvente quanto… A cor púrpura.” – San Francisco Chronicle
“Excepcional… uma ficção magnífica.” – New York Daily News