Príncipe mecânico é o segundo volume da série best-seller As peças infernais, ambientada no universo dos Caçadores de Sombras iniciado em Os instrumentos mortais.
Mesmo devidamente estabelecida em Londres, Tessa ainda não sabe bem qual é seu lugar no mundo. Viver junto aos Caçadores de Sombras, sob o teto do Instituto controlado por Charlotte, lhe trouxe mais perguntas do que respostas. Tudo que sabe é que sua vida agora está diretamente ligada aos propósitos dos Nephilim e, quando forças inimigas dentro da Clave ameaçam afastar Charlotte do seu posto, Tessa teme pelo próprio futuro.
Benedict Lightwood, apenas um dentre os traidores que rondam o Instituto de Londres, está mais interessado do que nunca em assumir o poder. Essa possibilidade coloca a todos numa corrida contra o tempo, em que Charlotte precisa deter Mortmain para provar que é capaz de manter o Submundo sob controle.
Não bastassem todos esses problemas, Tessa está cada vez mais vulnerável à corda bamba entre Will e Jem. O comportamento autodestrutivo do primeiro praticamente a empurra em direção ao segundo. Quanto mais próxima de Jem permanece Tessa – sentindo-se pela primeira vez segura e amada nos braços de alguém –, mais percebe uma força oculta puxando-a de volta para Will.
Talvez fosse mais simples se entregar a Jem se Will não estivesse começando a dar estranhos sinais de mudança. E se até mesmo o surgimento de um novo Will é possível, fica difícil imaginar quais as surpresas que os projetos de Mortmain lhes reservam. Enquanto a perigosa busca pelo Magistrado e pela verdade conduz os três ao perigo, Tessa vai descobrir que, juntos, o amor e a mentira são capazes de corromper até o mais puro dos corações.
"